sexta-feira, 16 de maio de 2008

Solta Minha Língua...

CONTRA
O ACORDO
ORTOGRÁPHICO
Venho por meio desta manifestar
a minha total indigestão
para com tal Acordo
Acordado entre sabe-se lá quem?
Ninguém me consultou ainda...
Mesmo assim venho aqui
soltar a língua...
Em primeiro lugar pq é um acordo
unicamente preocupado com
questões mercadológicas,
ou seja, com lucros aberrativos...
(aberrativos?)
E depois pq é uma falta de respeito
tanto com nós, brasileiros
como com os portugueses...
Da minha parte, o que me ressente mais
é uma certa inveja de outras etnias
que mantiveram suas línguas maternas
mesmo durante e após a invasão colonialista.
Não tivemos outra hipótese...
os índios foram dizimados aos milhares,
os verdadeiros dono da Terra Brasilis
foram ou mortos ou expulsos,
e ainda são até hoje...
assim, a verdadeira língua ficou
reduzida a poucos sobreviventes
dos povos indígenas...
O restante da população teve de acatar
a língua, que de colonizadores,
passaram a reis, e oficializaram tudo...
D.PedroI ou D. Pedro IV,
que ainda não se sabe bem...
Enfim... fomos nascidos e tivemos de adotar
a língua... que embora goste muito...
ainda tenho vontade de bater um lero
com esse tal de Alvares Cabral...
pq preferia ter ficado "indescoberta"
ainda isolados deste tal civilizamento
andando nua, e tomando banho de mar
vivendo em harmonia primitiva
com a Mãe Natureza,
como ainda tentam os índios,
ainda hj fazerem...
Quanto aos portugueses,
e ao português, língua, de Portugal
( aliás, uma língua estrangeira completamente
para os recém chegados brasileiros...
Mais do que uma vez, tive
de me certificar:
Vc está falando português, ou
é uma outra língua??? )
Quanto ao português de Portugal
tbm acho que não deveria mudar...
Pq língua é a cultura viva, falada
respirada e pausada, lambida
Língua viva, lambida e escorrida...
Se futuramente ainda se falará
português por aqui, eu não sei...
e nem meto a minha mão no fogo
Com as fusões todas em andamento
ainda vira a península ibérica uma coisa só
como vem prevendo Saramago, e aí
acho mesmo que será dificil los
hermanos espanhóis deixarem
o castelãno e volverem ao portuguêis...
enfim, talvez ressuscitem o latim,
assim, reunificam não só a península
ibérica mas todo o Mediterrâneo...
Carpe Diem...

É para ler e pensar se deve assinar.
Eu assinei.
Está na Internet um manifesto solicitando
asuspensão do Acordo Ortográfico
(que pode ser aprovadodentro de dias na A.R.),
para reflexão mais atenta.
O documento foi elaborado por
Vitorino Magalhães Godinho,
Vasco Graça Moura
e o linguista António Emiliano,
e logoassinado por Eduardo Lourenço,
Vítor Aguiar e Silva,
Luís Fagundes Duarte,
entre outros.
Pode ler (e assinar,
caso esteja de acordo - assim
como enviar a outros interessados) em:

Nenhum comentário: