segunda-feira, 9 de junho de 2008

Euro Prostituição 2008


Uma dezena de organizações femininas suíças acaba de lançar um projeto denominado
'Valor civil', destinado a combater a prostituição forçada.
A estratégia pretende também sensibilizar a população para que contribua na luta contra esse flagelo social.
"É justamente durante grandes eventos como o campeonato europeu de futebol, que ocorrerá no ano que vem na Suíça e na Áustria, que milhares de mulheres são obrigadas a se prostituir", afirmaram as promotoras do projeto "Valor Civil", durante coletiva à imprensa, em Berna.
Denunciaram ainda que centenas de milhares de mulheres e crianças são exploradas atualmente na Europa por máfias organifzadas.
"Os interesses em jogo na exploração de seres humanos são ainda maiores do que no tráfico de drogas" explicaram, acrescentando que "indiretamente as arrecadações públicas também são beneficiadas com esse comércio".
O projeto "Valor Civil" coincide com uma vasta campanha de informação e provenção contra a prostituição forçada antes e durante a Eurocopa de 2008.
O objetivo dessa "Campanha EUROCOPA 08 Contra a Exploração de Mulheres" é sensibilizar o maior público possível sobre a dimensão e as conseqüências da prostituição forçada e da necessidade de melhorar a proteção das vítimas e das testemunhas.
Mais em


A Comissão de Direitos da Mulher do Parlamento Europeu (PE) alertou nesta quarta-feira sobre o fenômeno da prostituição com a proximidade da Eurocopa deste ano, que será disputada na Áustria e na Suíça.
Segundo a comissão, o evento pode incentivar esta forma de "escravidão moderna". Em Bruxelas, várias eurodeputadas pediram aos Estados-membros que assumam sua responsabilidade na luta contra a prostituição, que é uma forma de "escravidão moderna" na opinião da comissão.
A Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, também foi alvo de uma campanha semelhante, chamada de "Cartão vermelho à prostituição forçada", uma idéia do Conselho Nacional de Mulheres da Alemanha.
"A cada ano, cerca de 800.000 mulheres se transformam em vítimas do tráfico de seres humanos", lembrou a socialista Lissy Gröner, para quem é preciso "prevenir" o fenômeno da prostituição.
Anna Záborská, parlamentar do Partido Popular Europeu, levou o assunto ao Plenário da Eurocâmara. A eurodeputada pediu à Comissão Européia informações sobre a aplicação nos Estados-membros das medidas aprovadas em dezembro de 2005 para combater a exploração sexual.



Mais em:

http://esportes.terra.com.br/futebol/eurocopa/2008/interna/0,,OI2928799-EI11396,00-Parlamento+alerta+sobre+prostituicao+na+Eurocopa.html

Nenhum comentário: