sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Abaixo o Consumismo!!!





Amig@ da Terra




Escrevo-te para te convidar paraO Encontro dos Reutilizadorese para

A Acção do Dia sem Compras

já no próximo Sábado, dia 24 de Novembro!


O objectivo é que todos os reutilizadores, de todos os grupos de reutilização que puderem vir a Lisboa, se encontrem, tenhamos um almoço, e que sejam combinadas entregas de objectos nesse dia, e que se tragam outros objectos para quem quiser ficar com eles!Por exemplo, se eu anunciei para o meu grupo que tenho uma almofada para oferecer, e já me responderam que a querem,vou combinar a entrega para o próximo sábado no encontro! Por outro lado, se tenho coisas em casa que sei que outras pessoas podem precisar, anuncio-aspara a lista e espero resposta, ou levo-as logo para o Encontro dos Reutilizadores já no próximo Sábado!Com o Encontro vamos todos poder conhecer outras pessoasdo grupo, ver outras ofertas de objectos a acontecerem,conviver, trocar ideias, experiências,e comer um bom almoço também!!!Só para salvaguardar que todos são bem-vindos!!Com ou sem coisas para oferecer ou receber!Tragam os amigos, a família, os colegas!

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!!!

Para o nosso encontro temos um espaço espectacular disponível: o Centro Social do GAIA no Clube Desportivo da Mouraria!O GAIA - http://gaia.org.pt - lançou-nos o desafio para esta iniciativa e disponibiliza-nos o seu espaço!Fica mesmo junto ao Martim Moniz e também muito perto do Largo da Graça!Abaixo está a morada e um link para o mapa do local:MoradaClube Desportivo da Mouraria, Travessa da Nazaré, nº 21LisboaMapa


Neste mesmo dia, 24 de Novembro, celebra-se também o Dia Sem Compras,que se trata dum evento realizado à escala mundial!

Durante este dia, como um manifesto contra o consumismo desmedido e insustentável tão presente na sociedadeocidental, pessoas de todo o Mundo, decidem não comprar nada!O caso do nosso país é ainda mais agudo,pois consumimos 3 vezes mais do que o adequado para ter um planeta sustentável, disse-o publicamente o Presidente da Oikos (http://www.oikos.pt) há um mês atrás.



Pensemos, por exemplo, nos pratos abastados das ementas portuguesas, na comida que se costuma deixar no prato no fim da refeição ounas acelerações desnecessárias dos carros, que consomem combustível a mais...



O próximo Sábado 24 de Novembro, é pois um dia muito especialpara todos nós, durante o qual muitas pessoas não vão comprar nada,e nós como Reutilizadores de Materiais que somos,podemos manifestarmo-nos realizando ofertas e procurando objectos que outras colegas nossos já não querem!Para além de não comprarmos nada.. claro!!!



Com o objectivo de expormos a Reutilização e divulgar o Dia sem Compras ao povo de Lisboa, juntamente com o GAIA lembrámo-nos de organizarA Loja Grátis , um espaço na Rua Augusta, na Baixa de Lisboa, com todo o tipo de produtos que tenhamos para dar!Serão gratuitos e para todas as pessoas que os quiserem!!!Deste modo, estamos a intervir directamente naReutilização de materiais já existentes,e consequentemente na inibição do consumo desses mesmoprodutos em superfícies comerciais!Para além disso, vamos distribuir panfletos na rua,sobre o Dia sem Compras, os vários Grupos de Reutilização existentes, e convidar as pessoas para irem à Loja Grátis!!!

Fica então aqui resumido oHorário do nosso Convívio:

ALMOÇO - 12H (traz a comida / bebida / pratos e talheres que puderes sff)

HORA DAS TROCAS - 14H

LOJA GRÁTIS + DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS - 15H-20H* Na R. Augusta - 15H-18H (quando o sol se puser e fizer mais frio)* Rumo à Rua do Carmo (bem perto do C. C. do Chiado) - 18H-20H

O que achas da ideia?Vamos?!Alinhas?!
Precisamos de ti, com ou sem coisas para dar ou receber!
O mais importante é a tua presença nesta acção!

Nenhum comentário: